sexta-feira, 28 de junho de 2019

A principal Reconquista - A Verdade da Mentira Parte III

Para finalizar, a Reconquista mais Saborosa está a ser aquela que o Benfica está a obter onde o nosso Presidente disse que seria em tribunal o local mais apropriado para o fazer: a Reconquista da Dignidade e da Honra.

Este mês de Julho saiu a condenação dos verdadeiros prevaricadores no caso dos mails: o chorrilho de mentiras  e a despudurada falsidade e truncagem de mensagens foi desmascarada!...

Não tendo muita esperança que os ataques terminem, por cairem de podres, fica, no entanto, aqui, alguns tesouros da sentença que saiu em primeira instância, claríssima e irrefutável! A mesma pode ser lida aqui na integra!

VIVA O BENFICA!!!!

Factos Provados:
Depois de chorrilho de Invenções plasmadas em factos provados anteriores temos:

“92. Estes comportamentos deliberados dos Demandados visam criar intencionalmente a dúvida em milhões de adeptos, simpatizantes e desportistas sobre a lisura da competição. “


“98. Os efeitos nefastos resultantes da atividade dos Réus se projetaram sobretudo, em termos económicos, após o encerramento do referido exercício. “


“102. A atuação dos Réus tem sido fonte de danos na esfera jurídica das Autoras, que viram a sua correspondência e comunicações privadas completamente devassadas e a sua informação comercial confidencial acedida. “



“105. As ações da SLB SAD, admitidos à cotação em bolsa de valores (https://www.bolsadelisboa.com.pt/products/equities/PTSLB0AM0010-XLIS) sofreram variações de cotação, algumas das quais negativas em altura coincidente com a divulgação de alguns dos emails. “



“111. Essas notícias lesaram o prestígio nacional e internacional de que gozam as Autoras “


“134. A devassa dessa informação pelos Réus fez com que as Autoras perdessem já muita da vantagem competitiva que lhes advinha da dita informação, porquanto um dos seus maiores concorrentes passou dela a ter conhecimento. “


“153. Desses emails as RR selecionaram e divulgaram os que constam do doc n.º 10-A (cd) cujo restante teor se dá por reproduzido. foram realizados 20 sessões, publicitando-se os seguintes emails, pela ordem que nele consta:


6.6.2017
Arbitragem emails entre Adão mendes e Paulo Guerra

2 emails
Omitido que “Os maiores erros tem sido cometidos pelos internacionais,nomeadamente quando arbitram o benfica”
Omitido que “ os grandes sábios dos paineis que algo está a mudar, o porto já não manda mas.. ainda não compreendem onde está o poder. O poder está no trabalho dia a dia, na busca da verdade e da seriedade e isso faz a diferença. Hoje quem nos prejudicar sabe que é punido, e este espaço foi conquistado com muito trabalho do 1º ministro”.

3.3. Fundamentação da decisão de facto

1. Da veracidade do teor dos emails
“as RR fazem construções, extrapolações e nalguns casos “truncagens” que transcendem o teor literal desses elementos.”

8.
“No depoimento de parte J.Marques reconhece não ser formalmente jornalista. Existe nos autos documentação que comprova isso (fls. 1362). Este afirma que actuou como jornalista mas as supra referidas testemunhas, como já expomos supra, entendem que o programa em causa nada possuiu de jornalismo mas é uma mera extensão do interesse clubista. Todas as emissões foram efectuadas sem contraditório (foi feito um convite a 2 pessoas em 1 das 20 emissões). Na maior parte das situações os emails foram lidos sem que o público pudesse sequer apreender a totalidade do documentos; depois, os intervenientes são todos adeptos portistas discutindo apenas sobre quem é ou não fanático; e por fim o escopo da intervenção como foi afinal e admitido era “encontrar as situações comprometedoras do benfica” (depoimento JMarques). Pelo que podemos concluir que o programa e divulgação em causa nem são formal nem substancialmente programas jornalísticos.”


12. Quanto aos danos de divulgação e despesas efectuadas
“Foi “muito mau”. O reflexo foi que na época 17/18 não cresceram e tiveram mais trabalho para obter as mesmas receitas. Concretiza que uma empresa Suiça iria comprar um camarote Top por 8 anos pelo preço anual de 1,6 milhões, negócio esse que se perdeu conforme informação do próprio comprador. No restante diz que se perderam vários negócios (ex licenciamento de marca no mercado chinês, no valor global de 85 milhões) não se concretizaram. Mas não sabe qual a razão de esses negócios não se terem concretizado (refere nomeadamente negócios em Inglaterra)”







4. Do direito
1. Da natureza jurídica dos emails usados pelos RR

“Ou seja, independentemente da questão da sua posterior divulgação estar ou não legitimada nos termos de um interesse público de divulgação é evidente que, a detenção da correspondência e uso pelas RR é ilícito. Por um lado, porque enquanto meras coisas as mesmas sabem que estas não lhes pertencem e que essa detenção/posse foi efectuada com má fé (art. 1258 e 1260 nº1 do CC a contrário). Depois, porque a parte da informação relativa aos segredos de negócio é como veremos ilícita e injustificada. E, por fim porque “as cartas missivas confidenciais só podem ser publicadas com o consentimento do autor” (art. 76º, do CC).
Ou seja, escusam as RR de efectuar longas dissertações sobre os tipos legais aplicáveis que, nesta acção de natureza civil é clara e evidente a ilicitude (violação das normas jurídicas), porque reconhecem o evidente: que os emails pertenciam a terceiro e que esse terceiro nunca consentiu a sua utilização, nem esta se pode presumir (art. 340 do CC).
Diga-se aliás que mesmo que o tipo legal de violação da privacidade das comunicações não esteja preenchido (o que é absolutamente indiferente para esta acção e nem sequer vamos perder tempo a discutir), sempre estará violado o art. 209 do CP (as RR apropriaram-se de coisa móvel alheia11); eventualmente o art. 190 do CP (devassa da vida privada ), o art. 76º, do CC e por causa disso o art. 483º do CC.
Pelo que não existindo autorização ou consentimento do seu titular a simples detenção ou posse dos emails é ilícita.”


“Numa sociedade democrática o conceito de interesse público deve ser entendido como abrangendo todos os temas que revistam de uma “utilidade social”, isto é, que sejam “relevantes para a vivência social”, contribuindo para a formação de uma opinião pública robusta.
Coisa diferente são as situações de mero sensacionalismo (ou “voyeurismo”) ou ataques pessoais gratuitos
Ora, é evidente e seguro que as suspeitas de corrupção, atentado contra a verdade desportiva e demais crimes públicos constituem interesse público.
Mas, teremos de notar que, dos 20 programas emitidos pela RR entre abril de 2017 e fevereiro de 2018 há casos evidentes de mero sensacionalismo, de tal modo, que, note-se nem sequer são justificados ou analisados nas alegações apresentadas.
Assim os insultos de um dirigente em relação a um árbitro (sessão do dia 10.10.2017); o comentário do presidente da AA em relação a um “comentador (sessão de 13.12.2017); a cópia de uma publicação do FB (sessão de 29.8.2017) e um pedido de ajuda material de um ex-colaborador das AA (sessão de 31.10.17), não integram qualquer interesse público e por isso a sua divulgação é desnecessária, tanto mais que, não mereceram acompanhamento por parte da “sociedade”. Note-se aliás que nas suas doutas alegações as RR justificam com esse interesse 11 das 20 sessões de divulgação. Logo, quase 50% são assumidamente curiosidade pública ou discurso meramente concorrencial.”

“Em terceiro lugar a forma de exibição dos emails assumiu uma lógica de clara propaganda (com anúncios de divulgação, pausas e suspensa artificial); depois se a finalidade era informar, raramente os emails foram exibidos mas apenas lidos, o que nunca possibilitou ao público em geral a sua leitura total, não truncada, e crítica.
Note-se aliás que o livro o Polvo Encarnado é brilhante para, usando as palavras do Réu, demonstrar isto:
- pág. 30 (sem reproduzir qualquer email na sua totalidade mas apenas os excertos) admite que afinal quem se apoderou das comunicações foi “o presidente da AG da liga”/ no programa diz-se que se trata de espionagem das AA.
- A fls. 64 e a propósito do antigo caso Apito Dourado afirma-se que este não era válido por: “ausência de contraditório (os visados não tiveram acesso às provas que lhes diziam respeito e muito menos tiveram oportunidade de as contestar”. (sublinhado nosso)
- A fls. 129 que a televisão do clube (no caso benfica TV) é um instrumento de poder ao serviço da turma (…); fls. 130 descreve negativamente os procedimentos dessa TV que, se ajustam aos adoptados neste caso (definição de um discurso oficial; escutas truncadas e seleccionadas, por comentadores de um clube, etc.,”

Se o objectivo era divulgar os emails é estranho que apenas em escassos casos o texto destes possa ter sido directamente lido pelo público. Ou seja os adeptos portistas estão convencidos de que as AA cometeram esses actos sem nunca terem lido, na maioria dos casos, um único email.
Depois, não se faz, na maioria das situações, o seguimento das “insinuações”. Por exemplo na sessão do dia 22.8.17 não se revela que afinal, a reclamação do árbitro, exemplo do polvo das AA, foi improcedente. No caso por exemplo de 6.2.18 (suposta conversa com Ricardo Costa) nem sequer se investigou se foi ou não elaborado e pago o aludido parecer). Na proposta de 26.12.2017 (criação de blog com orçamento) não se informa se esse blog foi ou não criado e se funciona. Na sessão de 8.8.2017 (suposto acesso a computador de Jorge Jesus) desvirtua-se que pela localização temporal da conversa este já não trabalharia nas AA (apresentação de réplica num processo laboral); pelo que se esse computador estava disponível, teria de ter sido entregue pelo mesmo ao seu proprietário (Autora SAD).
Concluímos, portanto, que as RR não agiram na qualidade de jornalistas, mas sim de sociedades concorrentes das AA e não podem por isso usar dessa qualidade enquanto ampla justificação de actuação nos termos do art. 10º, n2, da DEDH”

Assim, por exemplo, é estranho que se visavam informar o público não tenham exibido o cartaz anexo ao pedido de bilhetes a “custo reduzido” do dia 18.4.2017 que foi efectuado para uma iniciativa da CM Batalha “excursão com avós”.
Do mesmo modo, se pretendiam a revelação do plano de modalidades (sessão de 2.1.2018), omite que se trata de um ponto em sete,67 ou seja seleccionar uma frase e
destaca-la não permite ao público tirar a sua própria conclusão do contexto e importância da mesma para quem elaborou o plano.
Por fim, no caso dos emails trocados entre Adão Mendes e Paulo Guerra as RR truncaram deliberadamente uma expressão que deturpa o sentido da missiva que divulgaram.
No primeiro email omitiram que; “Os maiores erros têm sido cometidos pelos internacionais, nomeadamente quando arbitram o Benfica
No segundo email omitiram que “os grandes sábios dos painéis que algo está a mudar, o porto já não manda, mas… ainda não compreendem onde está o poder. O poder está no trabalho dia a dia, na busca da verdade e da seriedade e isso faz a diferença. Hoje quem nos prejudicar sabe que é punido, e este espaço foi conquistado com muito trabalho do 1º ministro”.
Note-se que neste caso, a omissão nitidamente dolosa, cirúrgica e inteligente, desvirtua totalmente o sentido dessa comunicação. Esta deturpação selectiva do texto é pior do que uma mentira, pois, essa é facilmente posta em causa, a deturpação, é bem mais difícil de detetar e nunca porá em causa a primeira impressão já criada.”


14. Conclusão
Das 20 sessões de divulgação que integram cerca de 55 emails seriam apenas legitimadas por um efectivo interesse publico e necessidade as de:
1. 19.12.2017 (1 email - comprovação de apoio a claques);
2. 13.6.17 (5 emails – amizade com presidente da Liga e ligação a Nuno Cabral/observador)
3. 19.10.2017 (1 email com lista de candidatos a árbitros assistentes)
4. 21.6.17 (1 email envio de mensagens de Fernando Gomes)
5. 2.1.2018 (2 emails informação arbitragem)
6. 5.12.2017 (6 emails informação arbitragem)
7. 6.6.2017 (2 emails já referidos e truncados)

Mas depois, teremos de ter em conta que as RR apresentam esta divulgação como uma luta pela punição das AA pela prática de crimes de corrupção e verdade desportiva que era necessário denunciar.
Ora, em 22.6.2017 as RR entregaram todas as comunicações às autoridades criminais, tendo conhecimento pois que estas estavam a ser tratadas, analisadas e investigadas.
. Se é certo que o princípio da presunção de inocência não impede o exercício do seu direito de opinião. Também é certo que a partir dessa data a necessidade de divulgar comunicações privadas, num contexto de concorrência comercial, é atenuado, muito atenuado. Ora, todas essas divulgações com excepção da nº 4 foram efectuadas posteriormente à entrega dos meios de prova às autoridades, pelo que não são necessárias nos termos do conflito de interesses e limites imanentes à concreta liberdade de expressão comercial das RR.
Se assim é a única divulgação legítima porque adequada e necessária, seria a do email de fevereiro de 2014 recebido por pguerra com o seguinte texto: “Os ficheiros são de mensagens do F Gomes presidente da FPF à altura ainda Presidente da Liga. chamo a atenção das mensagens enviadas ao Tiago Craveiro no ficheiro Tiago.csv - 2.ª mensagem. Aí, o actual presidente da FPF declara eterno amor ao azul e branco. São estas duas criaturas que querem mandar no futebol português e já mandam na arbitragem e na disciplina. Carlos de Deus Pereira DPH – Advogados”.
Do mesmo não resulta que tenham sido as AA a praticar esse concreto ilícito (interceptar as mensagens), como a RR bem sabe68. Acresce que, as RR na sua contestação dos autos em várias páginas de doutrina e jurisprudência defendem que não cometeram o mesmo crime de violação de correspondência, considerações essas que, ironicamente, seriam então aplicáveis à detenção pela AA desses elementos que afinal não integrariam também esse crime.
Mas, para este tribunal o fundamental para também considerar desnecessária a divulgação desse email é o facto de esta dizer respeito a factos de 2011 (mensagens) e 2014 (email); lesar duplamente a privacidade de terceiros (da A e da ”vítima” inicial Sr. F. Gomes, que por certo pensava já poder “por uma pedra nesse assunto” e viu mais uma vez divulgado o mesmo. Note-se que é o Réu J. Marques que afirma no livro o Polvo Vermelho essas mensagens são “uma violação quase pornográfica da sua privacidade” (pág. 33 desse livro); que afinal a espionagem foi feita pelo presidente da Assembleia Geral e não pelas AA, mas mesmos assim decidiu divulgar esses emails. Note-se que as mensagens são de 2011, o email que as enviou à AA é de 2014 e estas foram divulgadas pelas RR em 2017. Logo a existir espionagem esta teria ocorrido 3 anos depois da apropriação das mensagens, sendo que a informação principal (que F. Gomes é adepto Portista) é pouco ou nada relevante por ser pública. E depois, porque em termos civis o prazo de 3 anos para a existência de qualquer direito de indemnização já teria caducado. Sendo que a responsabilidade penal já prescreveu (194º, nº1 do CP pena de 1 ano prazo prescrição 2 anos art. 118º, nº1, a. d), do CP)
Logo, as RR denunciaram publicamente comunicações privadas de uma figura pública numa situação juridicamente prescrita e civilmente caducada, sabendo que não foram as AA quem realizou a intercepção dessas comunicações (cfr. livro v programa).
Concluímos, portanto que também aqui essa divulgação não se encontra legitimidade por qualquer causa de justificação.


25.2. Análise concreta dos emails

o tribunal considera curial agrupar os emails em 4 categorias.
O primeiro diz respeito aos emails que não possuem qualquer interesse público e só foram revelados por curiosidade e vontade de denigrir os intervenientes. Estão nesta categoria as seguintes divulgações e emails:
13.11.17 1 Email (conversa interna)
6.2.18 5 emails (suposta encomenda de parecer de Ricardo Costa)
29.8.17 , 1 email (cópia de publicação facebook)
31.10.17 ; 1 email (pedido de apoio ex-colaborador)
5.9.17, 3 emails (preparação entrevista do presidente das AA)
10.10.2017 1 email (insulto em privado a um árbitro)
Um segundo grupo diz respeito àqueles em que já existe algum interesse público, mas em que o fim visado também não foi informar, mas fundamentalmente afectar um concorrente, integrando-se pois numa intenção comercial de perturbação:
8.8.17, 1 email (suposto acesso computador Jorge Jesus)
9.1.18, 2 emails Erros observadores: Nuno Cabral e Paulo Gonçalves
18.4.17; 1 email (concedendo 50 convites: excursão avós e netos do município da batalha)
26.12.17, 1 email (constituição de blog Carlos Janelas / L.F.Vieira)

Um terceiro grupo de emails diz respeito aos casos em que, existiria interesse público não fora a forma, o motivo e as datas como foram divulgados esses emails. Enquadramos nessa categoria todos os restantes emails


Por fim, consideramos adequado integrar 7 emails sobre 2 assuntos numa categoria própria e autónoma. 5 desses emails dizem respeito à celebração de contratos de bruxaria sessão de 27.6.17 (conforme doc 10-A); e 2 emails divulgados em 6.6.2017, que dizem respeito aos que foram divulgados de forma deturpada.
Os emails relativos ao contratos de bruxaria, visaram claramente agredir a credibilidade comercial das AA e a sua justificação com base na suposta existência de um crime semi-público claudica inteiramente. Basta ver a gravação desse programa para se ver que não foi esta a explicação dada e que o motivo foi “amesquinhar” e “gozar” com os seus
concorrentes consistindo num acto de perturbação. Tal divulgação, conforme resulta dos factos provados foi a que teve mais ampla cobertura mediática. Essa matéria, conforme prova testemunhal foi a que teve mais repercussões juntos dos patrocinadores. E, o conteúdo objectivo desses emails é aquele que, por certo, as AA mais pretendiam que não fosse devassado. Assim o mesmo integra-se nitidamente em linguagem comercial, que mesmo verdadeiro visa denegrir um concorrente direto, sem qualquer interesse público.
Por fim, a truncagem de emails demonstra que não se pretende informar o público mas passar uma mensagem sem olhar aos meios para tal. Alterar de forma decisiva o texto de algo revela má-fé, dolo direto, premeditação e vontade de denegrir. In casu, as RR efectuaram essa conduta na sessão de 6.6.2017, quando se omite que foi dito “Os maiores erros tem sido cometidos pelos internacionais, nomeadamente quando arbitram o Benfica”, omite-se que afinal estão a salientar erros de arbitragem também contra as AA. Mas mais grave do que isso ao omitir a expressão “O poder está no trabalho dia a dia, na busca da verdade e da seriedade e isso faz a diferença”. Está-se a desvirtuar o sentido da frase “os grandes sábios dos painéis que algo está a mudar, o porto já não manda mas ainda não compreendem onde está o poder. (…) Hoje quem nos prejudicar sabe que é punido, e este espaço foi conquistado com muito trabalho do 1º ministro”.

Porto em 6 de Junho de 2019

Fim do Ano das Reconquistas!...

Muito já falamos de reconquista e, como está no final a época 2018/2019, impõe-se destacar que nem só de futebol (que para a semana já rola!...) vive o Benfica que é o mesmo que dizer "o Homem" :)))

Este foi, como premonitório foi o nosso Presidente, o Ano das Reconquistas! Imensas no Feminino e Memoráveis no Masculino!... Aqui fica um resumo de algumas!....

Conquista do 37:


Futsal Masculino


Vólei Masculino

Futebol Feminino

       Taça de Portugal:


       Campeonato Nacional da 2ª Divisão:


Hóquei em Patins Feminino



Futsal Feminino



Tivemos também diveras supertaças e Taças de Portugal nas mais variadas modalidades, e, para lá do exemplar projeto olímpico, com mais de 40 medalhas europeias e mundiais, ainda será de destacar o Campeonato da 3ª divisão das meninas do volei, bem como a subida à 1ª divisão, 21 anos depois das meninas do Andebol!...

Poderão ver com mais pormenor todas aqui

Ano fantástico para mais tarde recordar!...


quinta-feira, 20 de junho de 2019

terça-feira, 4 de junho de 2019

O Renascer dos Heróis Improváveis!....

O 37, a R3conquis7a, podia ter este título! Iniciamos a época 2018/2019 com uma preparação condicionada pela necessidade de estarmos preparados já em Julho devido às competições europeias, com aproximação da fase de qualificação para a Champions!...

Rui Vitória, muito bem, montou uma equipa em 4-3-3 que então encantava e em que despontava o miúdo Gedson!...

Até finas de Setembro tudo correu muito bem, apesar das roubalheiras que surgiram no Benfica-Sporting (penalti por assinalar sobre João Félix) e no Chaves Benfica, com uma expulsão mais que duvidosa!...

Aí e depois de, mágicamente e com fantástico mérito, termos vencido o Porto na Luz, quebramos logo asseguir às seleções, facto recorrente ao longo da época!... A equipa perde automatismos e de uma assentada, 6 pontos em 2 jogos: Moreirense e Belenenses!...

Nos entretantos, já era notória a intenção dos árbitros em não arranjarem problemas com o FCP, com em sem número de decisões escandalosas como podemos esplanar no final da primeira volta em: http://imbativeislb.blogspot.com/2019/01/fim-1-volta-balanco-do-vartudo-ou-do.html (doze controversos pontos a mais). A falta de vergonha era tanta que até Rui Santos na sua Liga da Verdade, não conseguia negar!... 

Por esta altura, a imprensa malhava com fulgor e de forma prazenteira em todas as manchetes, propalando que as contratações tinha sido todas falhadas e que a equipa não tinha alma!... QUeria e estavam a conseguir "matar" Rui Vitória lentamente e por desgaste... Com a derrota em Portimão tudo mudou e para muito melhor!... Rui Vitória percebeu que o melhor para ele e para o seu/nosso glorioso seria avançar para novos projetos!...

E assim foi!... Com a elevação e correção própria do Benfica e com despedida digna, Rui Vitória dá lugar a Bruno Lage, uma incognita para muitos mas uma certeza para Luis Filipe Vieira!... Lage entra e revoluciona o futebol benfiquista!...

Jogadores como Samaris, Gabriel, Seferovic, ou João Félix, pouco utilizados ou mesmo falados pela imprensa desentabilizadora como proscritos, renasceram das cinzas e, sob o comando de Bruno Lage, alcançam a almejada R3conquis7a!...



O público foi o primeiro a ser conquistado!... Dia após dia, os recitais sucediam-se, cada golo festejado como uma conquista em si mesma!... 103 maravilhosas conquistas ao todo!...



No campo emergia um novo comandante!... André Almeida, o mais regular ao longo da época, fez sempre parte da equipa titular, um dos imprescindíveis do plantel, na sua melhor época de sempre, sendo um dos principais responsáveis pela "sapatada" que a equipa deu, personificada no seu primeiro golo da época, abaixo recordado!...



Muitos se lembrarão de ser este o campeonato de João "Mágico" Félix ou do Rafa "Messi" Silva ou ainda do grande Pizzi "Mail Men", mas o anti-herói André Almeida foi também um dos grandes responsáveis desta maravilhosa Odisseia!... Raça, querer e entrega, à Benfica!...


"Jogo a jogo" e "Treino a Treino" fomos suplantando todos os rivais, com maestria de campeão!... Mares de gente iam povoando os estádios por onde a equipa passava e perfumava tudo aquilo que tocava!... Valia a pena, mesmo só por vê-los jogar!....



Até que na última jornada o Sonho concretizou-se! O Benfica cumpriu o seu destino!... SOMOS CAMPEÕES!...


Pela diferença, pela honra, pelo saber estar e saber ser, em suma, por NÓS, pelo BENFICA!!!



Epílogo 1:



Epílogo 2:









segunda-feira, 3 de junho de 2019

Entrevistas a alguns homens chave da R3conquis7a!...

Esta seleção de entrevistas procura ser uma amostra daquilo que levou a que o Benfica alcançasse o seu desiderato: a R3conquis7a!...

1) Em primeiro lugar João Félix!... Jovem que personifica a mudança radical de Lage, para um 4-4-2 que foi essencial no seu percurso vitorioso, tendo como pedra basilar este fantástico miudo!... Na simplicidade e inteligencia de movimentos marcou e deu a marcar como poucos conseguem fazer!... Simboliza também a continuação na aposta na juventude, não fosse esta a equipa campeã mais jovem da história do futebol português!...


2) Em segundo lugar Pizzi!... Maestro da Orquestra de Lage, a partir da direita para todo o lado; sem ele temos sempre um pior Benfica!...



3) Em terceiro lugar Seferovic!... Um dos "procritos" ou "erros de casting" de início de época, tal como Gabriel, Samaris e outros, que se revelaram, afinal, essenciais para a reviravolta levada a cabo!...



4) Em quarto lugar, André Almeida, símbolo da raça e do querer Benfiquista, que de patinho feio passou a lateral europeu com mais assistencia para golo da Europa da época 2018/2019!...




5) Em quinto e último lugar Rui Costa, representante da estrutura que foi essencial para que tudo isto se concretiza-se, fazendo a ligação importantíssima entre treinador e presidente, por forma a dar espaço para os jogadores fazerem o que gostam e sabem: jogar e maravilhar!...






O homem por trás do sucesso ou talvez não!...

Luis Filipe Vieira na primeira pessoa! Um homem que nunca vira a cara às dificuldades e que tem elevado o clube para patamares à 20 anos inimagináveis!... Estamos a viver a melhor época da história do Benfica eclético e hegemónico e a reabrir a porta do Benfica Europeu!...



OS NÚMEROS E OS RECORDES DE BRUNO LAGE NA LIGA NOS

Começou a temporada na equipa B, com bom trabalho registado e um dos melhores arranques da formação do Clube na II Liga, mas no início de janeiro de 2019 foi-lhe lançado o desafio de agarrar a equipa principal, quando esta se encontrava a sete pontos do FC Porto e a um do SC Braga.
O que se viu a partir daqui foi magia! Com Bruno Lage ao leme, o Benfica não mais perdeu na Liga NOS e a eficácia de triunfos só não é 100%, porque o Belenenses SAD empatou a duas bolas no Estádio da Luz. Ainda assim, contabiliza 94% de aproveitamento na prova, marca que o coloca como o treinador com melhor percentagem de vitórias, superando Jimmy Hagan. É sob a sua liderança que as águias registaram a melhor 2.ª volta de sempre, com 49 pontos (16 vitórias e um empate).
Termina 2018/19 com 19 jogos seguidos sem perder na Liga NOS, sendo que registou a melhor série de triunfos da época – nove vitórias – em duas ocasiões, entre as 16.ª e 24.ª jornadas e entre 26.ª e 34.ª rondas.
Na caminhada para o 37, todos os jogos foram importantes, mas há uns que, valendo três pontos, deixam indelevelmente uma marca motivacional grande nos jogadores. Exemplos? Os desafios com o Sporting, FC Porto e SC Braga, principais adversários do Benfica na presente temporada. Com Bruno Lage como treinador, o Benfica teve que se deslocar aos Estádios José Alvalade (Sporting), Dragão (FC Porto) e Municipal de Braga (SC Braga). O técnico não se amedrontou e alcançou três vitórias: 2-4 em Alvalade, 1-2 com o FC Porto e 1-4 no Minho, registo que só encontra paralelo 1990/91. Nessa época, Sven-Goran Eriksson logrou triunfos nas casas de leões, portistas e arsenalistas.
Benfica-Marítimo

Sob o signo do golo

Desde que o técnico assumiu a equipa, o golo tornou-se ingrediente principal no prato que a equipa servia aos adversários. Em 19 encontros, 72 tentos marcados (média de 3,78); dos 18 triunfos, 10 foram com números de goleada (55%).
Em 34 jogos, 103 golos apontados, o que cifra a média por partida em 3,03. Entre as 10 principais ligas da Europa, ninguém marca tanto como as águias. Este registo de golos é, inclusive, o melhor do Clube no Campeonato Nacional, igualando os 103 obtidos em 1963/64 e superando os 101 de 1972/73 e os 99 de 1946/47.
Se juntarmos as restantes competições, o Benfica contabiliza 140 remates certeiros, números que o Clube não atingia há 54 anos, quando, em 1964/65, sob o comando do romeno Elek Schwartz, os encarnados apontaram 157 golos.


A Simplicidade e Nobreza dos modos contrasta com os números obtidos, em tempos em que a Fanfarronice impera!... Aqui fica, para a posteridade uma fantástica entrevista final!...


R3conquis7a: O Batimento do Campeão!...



O Site Oficial reuniu os números de maior impacto do Benfica na Liga NOS 2018/19. Em época de R3conquis7a, são muitas as marcas coletivas e individuais que impulsionaram o 37 e o batimento do novo Campeão Nacional.
Taça

Benfica-Portimonense

28

Número de vitórias conseguidas pelo Benfica nesta edição da Liga NOS. O batimento do campeão mostra que começou e acabou a ganhar a jogos – V. Guimarães (3-2) e Santa Clara (4-1) –, ambos no Estádio da Luz. O melhor ciclo de triunfos dos encarnados esteve compreendido entre as 16.ª e 24.ª e entre as 26.ª e a 34.ª jornadas. Em ambos os casos, foram nove vitórias seguidas. A época teve início com Rui Vitória, mas terminou com Bruno Lage, que pegou na equipa em janeiro. Apesar da campanha positiva, que deu em título nacional, as águias cederam três empates (dois em casa: Sporting e Belenenses SAD, e um fora: Chaves) e três derrotas - todas na primeira volta -, duas delas seguidas: Moreirense e Belenenses SAD. A última aconteceu a 2 de janeiro de 2019, com o Portimonense (2-0). 

19

Total de jogos sem conhecer o sabor da derrota na Liga NOS. O 2-0 sofrido no recinto do Portimonense foi o último desaire do Clube da Luz no Campeonato. Daí para cá, 18 vitórias e um empate, e 37.º Campeonato Nacional para o palmarés. Entre as sete melhores ligas da UEFA ninguém tem um registo tão imaculado há tanto tempo como o Benfica.

103

Número total de golos marcados pelo Benfica na Liga NOS. As águias foram, de forma destacada, o ataque mais concretizador da prova, sendo que 63 deles foram conseguidos no seu estádio, recinto que se revelou um verdadeiro Inferno para os adversários.

3,03

Média de golos alcançada pelos comandados por Bruno Lage no Campeonato Nacional. No top 10 europeu ninguém se aproxima destes números, sendo que emblemas como Paris Saint-Germain (2,78), Bayern (2,59) e Manchester City (2,5) ficam aquém do poderio ofensivo das águias.
Benfica-Nacional

23

Total de tentos obtidos por Seferovic, rei dos marcadores da Liga NOS. O internacional helvético pulverizou o melhor registo obtido numa liga e consagrou-se como o goleador do campeonato. Colocou, ainda, a sua marca na Europa (Champions e Liga Europa) e na Taça da Liga. Com especial apetência para a finalização em 2019, o 14 das águias está entre os melhores marcadores neste ano civil no top 10 europeu, com 19 golos, igualando Messi. Precisa de menos de 80’ para faturar.

62

Minuto a que Seferovic, com um remate de pé direito bateu Casillas no clássico entre o Benfica e o FC Porto no Estádio da Luz, e que levou as bancadas à loucura. As cerca de 62 mil pessoas presentes viram os encarnados alcançarem, ex-aequo, com o SC Braga, a liderança da classificação após este triunfo, com 17 pontos.

15

Total de remates certeiros de João Félix na Liga NOS sua época de estreia na principal equipa do Benfica. Começou no dérbi à 3.ª jornada e não mais parou, faturando, inclusive, no outro dérbi, em Alvalade, tornando-se o mais jovem do Benfica a marcar em ambos os dérbis nos últimos 82 anos. Conseguiu este registo em 26 jogos (0,58 por partida), tornando-se o avançado Sub-19 em maior destaque na Europa. Esteve entre os nomeados para o Golden Boy, venceu vários meses o prémio de Melhor Jovem da Liga NOS e já foi chamado por Fernando Santos para os compromissos da Seleção Nacional.
João Félix

22

Influência total direta de João Félix nos 102 golos das águias. Aos 15 golos, soma sete assistências, tudo isto em 1736 minutos jogados. Ou seja, o 79 precisa de pouco mais de 79 minutos para marcar ou assistir na Liga NOS. Referir que o avançado, para além do Campeonato Nacional, marcou na Liga Europa (hat-trick ao Eintracht Frankfurt), na Taça de Portugal e na Taça da Liga.

4

Número de golos apontados pelas águias no Estádio José Alvalade, no dérbi da 20.ª jornada do Campeonato Nacional. O avançado suíço inaugurou o marcador aos 11’, o camisola 79 aumentou a contagem aos 36’, depois de lhe ter sido anulado um golo minutos antes. Na 2.ª parte, Rúben Dias e Pizzi fizeram mais dois tentos para o Clube da Luz.
Pizzi

19

Número de assistências conseguidas por Pizzi na Liga NOS. É o jogador com mais assistências em todos os campeonatos da Europa e já bateu o recorde de golos marcados numa temporada (13), o que lhe permite ter influência direta em 32 dos 103 golos da equipa na prova (31%). O médio-centro está entre os centrocampistas mais influentes do top 15 do Velho Continente.

53 823

Média de espectadores nos jogos do Benfica no Estádio da Luz na Liga NOS. Com uma média de ocupação de 83%, os encarnados pulverizam os números dos restantes emblemas da prova e, para isso, muito ajudou a partida com de consagração com o Santa Clara, em que estiveram 64 064 espectadores. Esta é uma prova de que Todos Contam na Reconquista! Outra? No top 10 de jogos com mais espectadores na liga portuguesa, há uma curiosidade… todos os 10 encontros aconteceram no Estádio do Sport Lisboa e Benfica.

59

Foi com este número de pontos que o Benfica ficou depois de vencer 1-2 no Estádio do Dragão. Diante do FC Porto, João Félix e Rafa fizeram o gosto ao pé e deram três pontos ao Benfica em casa do rival e, à altura, líder da Liga NOS. As águias ficaram sozinhos no topo até à 34.ª jornada da prova e celebraram o 37. 
grimaldo-golo-2-new_thumbnail

24

O Benfica tem dos laterais mais valiosos entre as 15 maiores ligas da UEFA. André Almeida e Grimaldo com 12 passes para golo, são apenas ultrapassado por Kimmich (Bayern) entre os defensores que mais assistem. O Benfica e o Liverpool são, aliás, os únicos clubes a colocar os dois laterais neste top 5 europeu. Entre golos e assistências, os dois defesas contabilizam participação direta em 30 tentos dos encarnados na Liga NOS, situação que não encontra paralelo no top 7 dos campeonatos europeus.

7

Máximo de jogadores portugueses utilizados pelo Benfica num onze inicial da Liga NOS. Este número foi uma realidade nas partidas no Estádio da Luz, com o Belenenses SAD (2-2), V. Setúbal (4-2) e Santa Clara (4-1). Fora de portas, foi no Estádio Muncipal de Braga, diante de um dos principais opositores do campeonato que os encarnados jogaram com sete portugueses e obtiveram a primeira vitória nessa condição longe do seu reduto. Os comandados por Bruno Lage triunfaram por 1-4, com a curiosidade de os quatro tentos terem marca portuguesa: Pizzi (2), Rúben Dias e Rafa. Voltou a acontecer em Vila do Conde, no 2-3 ao Rio Ave.
Jonas

300

Tiros oficiais do Pistolas na carreira. O tento obtido diante do Portimonense (5-1) na 32.ª jornada da Liga NOS permitiu a Jonas chegar ao número redondo e fez questão de celebrar com esse propósito com André Almeida. No Benfica desde 2015, 137 dos 300 foram alcançados de águia ao peito. Só no Campeonato português logrou 110 e atualmente é o 2.º estrangeiro com mais golos no Clube, só ultrapassado por Cardozo. Para alem do Benfica, Jonas deixou a sua marca goleadora no Guarani (13), Santos (10), Portuguesa dos Desportos (10), Grêmio (76), Valência (51) e seleção do Brasil (3).

13

Número total de goleadas do Benfica na competição. Por 13 vezes, as águias triunfaram por três ou mais golos de diferença. Neste particular, realce para o facto de algumas equipas terem sofrido goleada infligida pelo Campeão Nacional nos dois jogos da Liga NOS: Nacional (0-4 e 10-0), Feirense (4-0 e 1-4) e SC Braga (6-2 e 1-4). No top 7 da Europa, apenas os franceses do Paris Saint-Germain fazem sombra ao Benfica com as mesmas 13.

78

Número de pontos do Benfica após o triunfo por 1-4 na casa do SC Braga. Depois de ter passado para a liderança da Liga NOS após vencer no Estádio do Dragão, o Benfica recuperava os dois pontos de vantagem numa ronda chave do campeonato. Os comandados por Bruno Lage aproveitaram sobremaneira a escorregadela do FC Porto em Vila do Conde (2-2) para fixar a vantagem pontual na tabela em dois pontos. Pelos encarnados, no Alto Minho, marcaram Pizzi (2), Rúben Dias e Rafa.
Benfica-FC Porto

9

É registo mais vitorioso da equipa nesta edição da liga portuguesa, conseguido em duas ocasiões, com grande parte das partidas a serem jogadas na segunda volta. A primeira está compreendida entre a 16.ª e a 24.ª jornada, isto é, arrancou no 4-2 com o Rio Ave na Luz – estreia de Bruno Lage – e terminou no Estádio do Dragão com triunfo por 1-2 diante do FC Porto; a segunda começou na 26.ª (Moreirense fora) e terminou na 34.ª e última ronda da prova, jogo de consagração com o Santa Clara no Estádio da Luz.

10

Uma dezena de remates certeiros! Foi com este número de tentos que o Benfica brindou o Nacional no Estádio da Luz, em jogo referente à 21.ª jornada. Esta é a goleada da época e bate recordes que estavam fixados desde os anos 1960. Seferovic (2), Jonas (2), Grimaldo, João Félix, Pizzi, Ferro, Rúben Dias e Rafa colocaram os seus nomes na goleada histórica, que correu mundo na Imprensa internacional.

49

Número de pontos que redundam na melhor 2.ª volta de sempre do Benfica. No total dos 17 jogos, as águias lograram 16 vitórias e um empate. Apontaram, ainda, 66 golos (3,88 por jogo) e concederam apenas 14. 
Benfica-Marítimo

6

Neste dia de janeiro, Bruno Lage estreava-se como treinador da equipa principal do Benfica. Nos minutos iniciais, as coisas pareciam não estar a correr de feição, mas o 4x4x2 do novo técnico logo assentou o seu futebol à flor da relva e através da mira afinada de Seferovic e de João Félix inverteu um 0-2 para o 4-2 final. Era a primeira de 18 de vitórias do técnico que começara a temporada na equipa B.

87

Número de pontos que consagraram o Benfica como Campeão Nacional em Portugal. Esta acaba por ser um dos registos mais altos do Século XXI em Portugal num campeonato a 34 jornadas. Os 87 pontos do Benfica em 2018/19 são apenas superados por 88 do Benfica em 2015/16 e do FC Porto em 2017/18. A formação liderada por Bruno Lage termina a competição com média de 2,56 pontos por jogo.

2,53

Média pontual do Benfica nos jogos fora de portas na I Liga. Este registo coloca-o mesmo no lugar mais alto do pódio entre os líderes dos 7 principais campeonatos do Velho Continente, superando, assim, Manchester City (2,32), Juventus (2,28), Bayern (2,12), Barcelona (2,11), Paris Saint-Germain (2,11) e Zenit (1,71). Referir que, ainda fora de portas, o Benfica tem 14 triunfos e uma diferença de golos positiva em 26 tentos
.